
Bandas marciais e fanfarras se apresentaram no desfile comemorativo da independência, executando batidas replicadas, dando impulso nas marchas exibidas pelas agremiações.
O Dia da Independência do Brasil comemorado em Camacã, marcou à tarde deste domingo ( 7 ) de Setembro com um grandioso desfile cívico pelas principais Ruas e Avenidas da cidade. A marcha que saiu da Rua Ângela Castro (Rua de Mascote), para organização na Avenida Dr. João Vargens, trouxe um tom de patriotismo e civilidade com a participação de vários colégios, escolas particulares, Polícia Militar da Bahia e os desbravadores, Foi neste dia que D. Pedro l em 1822 gritou “independência ou morte” às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo marcando o início do processo de construção de uma nação soberana.
No ato do desfile o prefeito Paulo do Gás que esteve presente com parte do funcionalismo público, esteve apresentando alguns equipamentos motorizados da agricultura familiar do Município. Alunos, pais de alunos, professores e funcionalismo da educação, assim como a sociedade civil marcou presença no ato cívico. Bandas marciais e fanfarras se apresentaram no desfile comemorativo da independência, executando batidas replicadas, dando impulso nas marchas exibidas pelas agremiações.
As bandeiras de Camacã, da Bahia e do Brasil flamejaram na Avenida ostentando a pompa e o significado da data comemorativa, remetendo o ato aos áureos tempos de ouro do cacau nos idos dos anos 60, 70 e 80, na região cacaueira no sul da Bahia, principalmente à cidade de Camacã que foi considerada a capital do cacau naqueles tempos. Salve, salve Camacã, que o 7 de setembro traga bons ventos à sua trajetória e história.
(O Tempo Jornalismo)