×

Município mais alto e frio do Nordeste fica na Bahia; conheça

A altitude elevada e o relevo montanhoso da Chapada contribuem para noites geladas e manhãs cobertas de neblina durante os meses de junho e julho.

0:00

municipio-mais-alto-e-frio-do-

Nos próximos dias, não há previsão de que a temperatura em Piatã chegue a 1 °C, segundo o ClimaTempo.

Em meio ao calor típico nordestino, existe um refúgio gelado que desafia os estereótipos da região. Trata-se de Piatã, uma pequena cidade baiana encravada na Chapada Diamantina, que ostenta o título de município mais alto e frio do Nordeste. Com 1.280 metros de altitude, o município costuma registrar temperaturas próximas de 1°C nos meses de inverno. A explicação para esse frio fora do comum está justamente na localização geográfica. A altitude elevada e o relevo montanhoso da Chapada contribuem para noites geladas e manhãs cobertas de neblina durante os meses de junho e julho. Além disso, o ar seco e a vegetação típica da serra intensificam a sensação térmica mais baixa.

Mas não é só o frio que atrai visitantes. Piatã é conhecida como a “Terra do Café”, pela produção de cafés especiais premiados internacionalmente. A cidade também abriga cachoeiras cristalinas, construções coloniais e até sítios arqueológicos com pinturas rupestres. No inverno, moradores e turistas aproveitam para vestir casacos, acender lareiras e curtir o clima serrano que lembra cidades do sul do Brasil. Além de Piatã, outros destinos da Chapada Diamantina e do sudoeste da Bahia, como Guanambi, também registram temperaturas mais amenas.

Nos próximos dias, não há previsão de que a temperatura em Piatã chegue a 1 °C, segundo o ClimaTempo. A menor mínima prevista é de 11 °C, na quarta-feira (18), mas no auge do inverno, especialmente em madrugadas de julho, essa queda extrema apresenta temperaturas abaixo dos 10°C todos os dias. Entre as principais atrações estão cachoeiras, como as do Patrício, Cochó, Rio de Contas, Malhada da Areia, Encontro das Águas, Gerais do Rio de Contas e a Bica do Machado. A trilha até a Cachoeira do Patrício tem um poço natural cercado por paredões e a Cachoeira do Cochó, por sua vez, oferece uma “pequena praia” de areia ao redor.

Além das quedas d’água, Piatã é ponto de partida para trilhas. Destacam-se a subida ao Pico do Barbado – com 2.033 m, o ponto mais alto do Nordeste – acessível por trilha de nível médio em cerca de 4 horas, com vistas panorâmicas do alto da Chapada. A Serra do Tromba e a Serra da Santana também são trilhas bastante procuradas e oferecem paisagens deslumbrantes e mirantes naturais – a de Santana conta com um roteiro de romaria até a capela do Senhor do Bonfim. Para os interessados em história e arqueologia, Piatã abriga sítios de pinturas rupestres na Serra do Gentil, com vestígios que remontam ao Paleolítico, revelando inscrições feitas há 10–12 mil anos

No centro da cidade, vale visitar a Igreja Matriz do Bom Jesus e a Capela de Nossa Senhora do Rosário, construções coloniais dos séculos XVII–XVIII que contam a trajetória da ocupação bandeirante e garimpeira. Outro destaque é a cultura do café. Fazendas como a Rigno, premiada internacionalmente, oferecem passeios guiados pelos cafezais, mostrando cada etapa do cultivo e beneficiamento, seguidos de degustação dos grãos com aromas de chocolate, canela e frutas. (Correio 24 horas)

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas