
Para efeito de comparação, outras fazendas da região que não adotam práticas modernas de manejo produzem apenas entre 20 e 25 arrobas por hectare.
A Fazenda Água Boa, localizada na região do Barreiro, em Ubatã, tem se destacado por alcançar uma média de 200 arrobas de cacau por hectare, graças a um manejo técnico eficiente. O responsável técnico da propriedade, o técnico agrícola Theo Alves, credita o resultado à adoção de um pacote tecnológico que inclui adubação modular, controle de pragas e doenças, manejo de plantas invasoras e podas regulares.
Com mais de 100 hectares, a fazenda pertence ao grupo Nutricau e se tornou referência regional em produtividade. Segundo Alves, o investimento no manejo correto tem garantido não apenas alta produção, mas também retorno financeiro. “Realmente, é um investimento que se faz, mas com certeza há um retorno. As imagens e os números estão aí para comprovar”, destacou.O sucesso da produção tem atraído especialistas e admiradores da cultura cacaueira, que visitam frequentemente a propriedade para conhecer de perto as técnicas utilizadas. Para efeito de comparação, outras fazendas da região que não adotam práticas modernas de manejo produzem apenas entre 20 e 25 arrobas por hectare. (Ubatã Notícias)