×

Instituto Paraná: ACM Neto lidera nova pesquisa e venceria disputa para o governo do estado

A pesquisa foi realizada em parceria com o Bahia Notícias e foi divulgada nesta quinta-feira (31).

0:00

instituto-parana-acm-neto-lide

A pesquisa também avaliou a satisfação dos baianos com a administração do governador Jerônimo Rodrigues.

Se os baianos fossem às urnas hoje para escolher o novo governador da Bahia, o candidato eleito seria ACM Neto. Um nova pesquisa realizada pelo Instituto Paraná indica que, num cenário em que são apresentados aos eleitores quatro possíveis nomes na disputa, o ex-prefeito de Salvador receberia 53,5% dos votos, enquanto que o atual governador Jerônimo Rodrigues ficaria em segundo lugar, com 28,1% dos votos. Já João Roma e Kléber Rosa teriam, respectivamente, 6,1% e 1,3% da preferência dos eleitores. Os votos brancos e nulos totalizariam 6,4%, enquanto que o dos indecisos chegariam a 4,6%. A pesquisa foi realizada em parceria com o Bahia Notícias e foi divulgada nesta quinta-feira (31).

Num segundo cenário simulado, quando são apresentados aos eleitores apenas os nomes do vice-presidente nacional do União Brasil e do atual governador da Bahia, ACM Neto se mantém na liderança com 59,4%, enquanto Jerônimo fica com 30,8%. Já o percentual dos eleitores que votariam em branco ou nulo registraria 5,9%, enquanto que os que não sabem ou não opinaram respondem por 4%.

A pesquisa também avaliou a satisfação dos baianos com a administração do governador Jerônimo Rodrigues. Os dados mostram que mais da metade dos baianos não está satisfeita com o desempenho dele: 51,6% desaprova a gestão, enquanto 44,9% aprova e 3,5% preferiram não opinar. Na pesquisa anterior, realizada em março deste ano, ele tinha 48,7% de desaprovação, contra 47,4% de aprovação e na ocasião, 3,9% não quiseram opinar.

Segundo o Instituto Paraná, a coleta de dados foi realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 25 e 29 de julho de 2025. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 1620 eleitores em 66 municípios. “Tal amostra representativa do Estado da Bahia atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais para os resultados gerais”, informa o instituto.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas