×

Ceplac admite transferência de servidores para outros órgãos

Na nota, a instituição admite que servidores estão sendo transferidos para outros órgãos federais e pede apoio da sociedade organizada, já que existe o risco concreto de fechar as portas.

A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação-SDI, à qual a CEPLAC está subordinada, deu parecer favorável às transferências dos citados profissionais da CEPLAC.

A Ceplac – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, emitiu uma nota pública relacionada a transferência e demissões de seus servidores. Na nota, a instituição admite que servidores estão sendo transferidos para outros órgãos federais e pede apoio da sociedade organizada, já que existe o risco concreto de fechar as portas. Leia a nota, na íntegra: “Uma grande ameaça ronda a Cacauicultura brasileira. Por conta das dificuldades encontradas pela Secretaria de Defesa Agropecuária-SDA do Ministério da Agricultura-MAPA em recompor seu quadro de Fiscais Federais e Agentes de Atividades Agropecuárias – por falta de concurso público e por aposentadorias – o Secretário da SDA solicitou a transferência de todos esses profissionais de outras unidades do Ministério para sua Secretaria.

A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação-SDI, à qual a CEPLAC está subordinada, deu parecer favorável às transferências dos citados profissionais da CEPLAC – 611 funcionários que servem à Instituição – para a SDA, à revelia de consulta à CEPLAC sobre as consequências de tal intervenção e sem observar a luta verdadeiramente heróica que esta Instituição trava contra a falta de reposição de pessoal, uma vez que a CEPLAC há 32 anos não obtém autorização para contratar um só funcionário, seja cientista, técnico ou da área administrativa! Com parecer favorável da SDI, no dia 12 de setembro o Secretário Executivo do MAPA determina à Coordenação de Pessoal efetuar as transferências e, nesse mesmo dia, o Secretário da SDI comunica à CEPLAC da transferência de parte de seu Quadro Funcional para a SDA e da formação de um Grupo de Trabalho para ver como ficariam apenas a Pesquisa e o Banco de Germoplasma da CEPLAC.
No dia 17 o Secretário Executivo adjunto do MAPA manifesta que a transferência da força de trabalho da CEPLAC independe das conclusões do Grupo de Trabalho e pede celeridade na transferência do pessoal da CEPLAC para a SDA. No dia 18 a direção da CEPLAC, perplexa, se reúne com o Secretário Executivo para expor que esta decisão simplesmente aniquilaria de imediato todos os serviços de PESQUISA e EXTENSÃO do órgão que provê Ciência e Tecnologia aos produtores de Cacau de seis estados do Brasil, justamente no momento em que a Instituição deflagra um grande e valoroso programa de elevação da produtividade e da melhoria da qualidade do cacau brasileiro que está motivando a adesão de milhares de produtores, atraindo investimento e gerando empregos na área rural, mas não obtém compreensão. Neste mesmo dia, 18, o Grupo de Trabalho é formado para apresentar o “Plano de contingência para a Pesquisa e Recursos Genéticos no âmbito da Ceplac/SDI-MAPA”.
A presente NOTA EXPLICATIVA apela às autoridades políticas responsáveis nos Estados produtores de Cacau – BA, PA, ES, RO, MT, AM – para mediar entendimentos urgentíssimos com o Ministério da Agricultura a fim de expor as consequências de tal decisão e a busca de solução em que não sejam penalizados os Cacauicultores e os Estados produtores de todo o Brasil com a consequente e iminente extinção da CEPLAC. O objetivo imediato é a anulação do Despacho Processo No. 21000.065189/2019-74″.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas