×

Veja as principais revisões por tipo de aposentadoria

O aposentado que não tiver o cadastro e não quiser fazê-lo pode solicitar os documentos em uma agência da Previdência Social.

O primeiro passo de quem desconfia de algum erro no cálculo é buscar a memória de cálculo e a carta de concessão da aposentadoria.

O aposentado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem o direito de revisar o valor do benefício sempre que identificar qualquer erro no cálculo. A revisão mais comum que pode melhorar a grana que os segurados recebem mês a mês é aquela que altera o valor das remunerações usadas pelo INSS no cálculo da aposentadoria.

O primeiro passo de quem desconfia de algum erro no cálculo é buscar a memória de cálculo e a carta de concessão da aposentadoria. Quem já tem o cadastro no Meu INSS (meu.inss.gov.br) consegue acessar esse documento pela internet. Além disso, no site, também é possível buscar o Hiscre (Histórico de Crédito de Benefício).
Com eles, é possível ver a listagem de salários usados no cálculo e se houve algum erro. O aposentado que não tiver o cadastro e não quiser fazê-lo pode solicitar os documentos em uma agência da Previdência Social. Esses valores devem ser comparados com holerites, contratos de trabalho e com a carteira de trabalho do segurado. Qualquer diferença dá direito à revisão.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas