×

Último rinoceronte branco macho do mundo é sacrificado após agravamento de infecção

Desde então os veterinários procuraram maneiras de curá-lo e perpetuar a espécie.

A direção da Ol Pejeta informou que conseguiu extrair material genético do animal.

O último rinoceronte branco macho do mundo foi sacrificado nesta segunda-feira (19), por causa do agravamento de uma infecção. Sudão vivia na reserva natural queniana de Ol Pejeta desde 2009. De acordo com a Veja, no final do ano passado o animal se recuperou com sucesso de uma infecção na pata direita em decorrência da sua idade avançada. No entanto, no final de fevereiro ele teve uma recaída considerada mais profunda.

Desde então os veterinários procuraram maneiras de curá-lo e perpetuar a espécie, mas as complicações da doença, combinadas com a idade do rinoceronte (45 anos) levaram à morte. Sudão conseguiu sobreviver à extinção da sua espécie na década de 1970, quando foi transferido para o zoológico Dvur Kralove, na República Tcheca. Ele estava na reserva natural africana desde 2009.

A direção da Ol Pejeta informou que conseguiu extrair material genético do animal, o pode permitir futuras tentativas de reprodução da espécie através de técnicas genéticas avançadas. Além dele, existem outras duas fêmeas vivas, ambas filhas de Sudão, que vivem em Ol Pejeta. A fecundação artificial nunca foi tentada em rinocerontes. No ano passado, uma campanha foi lançada no Tinder para conseguir US$ 9 milhões necessários para o desenvolvimento das técnicas de fertilização válida para rinocerontes.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas