×

Novo tratamento promete ajudar pessoas que soltam muitos gases

Depois de transitar pelo sistema digestivo, ela é eliminada junto com as fezes.

Tudo isso em um espaço mínimo: a pílula possui apenas 26 mm de comprimento e 9,8 de diâmetro, o tamanho médio de remédio.

Um grupo de pesquisadores australianos está desenvolvendo uma pílula que promete ajudar quem solta muito pum. No tratamento, uma cápsula carregará um pequeno circuito que irá captar informações sobre o sistema digestivo do paciente. O equipamento possui sensores para a captação de CO2, H2, O2, medição de temperatura, e ainda um transmissor, que faz com que os resultados possam ser acompanhados em tempo real por um sistema remoto ou até mesmo em um celular. Tudo isso em um espaço mínimo: a pílula possui apenas 26 mm de comprimento e 9,8 de diâmetro, o tamanho médio de remédio.

Depois de transitar pelo sistema digestivo, ela é eliminada junto com as fezes. A ideia é que as informações ajudem os médicos a entenderem o porquê da produção exacerbada de gases. Com os dados coletados pelos sensores, seria possível afirmar se a causa dos gases é um aumento bacteriano no intestino grosso, síndrome do intestino irritado ou problemas com enzimas que atuam na digestão dos alimentos, por exemplo. O novo tratamento já foi testado em porcos e em humanos. Em ambos os casos, nenhum problema foi detectado até então.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas