×

Mais de 14 milhões de pessoas no Brasil tem diabetes, metade não sabe que tem a doença

A depender da gravidade, pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar.

Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

Mas de 14 milhões de brasileiros tem diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mas metade pode não saber que tem a doença, segundo o endocrinologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas (FMC) da Unicamp, Marcos Tambascia. O dia de alerta a população sobre os riscos dessa doença foi celerado nesta terça-feira (14). A falta de diagnóstico e o desconhecimento de medidas simples para controle da doença causam diversos problemas para a pessoa.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, são três os tipos mais comuns de diabetes: a do tipo 1, tipo 2 e a gestacional. O tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência e é tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue. A 2 aparece mais em adultos. A depender da gravidade, pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar.

Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose. Já a gestacional aparece na gravidez, quando a mulher fica com uma quantidade maior que o normal de açúcar no sangue e o corpo não consegue fabricar a insulina em quantidade suficiente. É uma condição que quase sempre se normaliza sozinha depois que o bebê nasce. A obesidade em jovens aumenta o número de casos de diabetes no Brasil.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas