×

Cacau: safra brasileira deve crescer em 2018, mas depende de chuva

“A recuperação econômica está vindo, e o consumo de chocolate acompanha PIB (Produto Interno Bruto).

A produção de cacau pelo Brasil deve ser “melhor” em 2018, superando as de 2016 e deste ano, mas um regime regular de chuvas até dezembro é necessário para que essa perspectiva se concretize, disse à Reuters o diretor executivo da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Eduardo Bastos.

Em 2016, o Brasil produziu cerca de 160 mil toneladas do produto e deve registrar algo um pouco maior neste ano, entre 165 mil e 170 mil toneladas, de acordo com cálculos da entidade, que considera os recebimentos da commodity. Para 2018, “tudo indica que será melhor que 2016 e 2017, mas ainda (estamos) aguardando como ficarão as chuvas até dezembro”, destacou o dirigente da AIPC, sem citar números.

“A recuperação econômica está vindo, e o consumo de chocolate acompanha PIB (Produto Interno Bruto). Então devemos ter um 2018 melhor em tudo”, acrescentou.
Embora seja importante na produção global de cacau, o Brasil tem sido um importador líquido da commodity, pois a demanda interna é maior do que a safra.

“Precisamos de 60 mil toneladas (de cacau importado neste ano) e, por isso, já temos uma última carga contratada para 2017, de 15 mil toneladas”, afirmou Bastos, lembrando que o país já comprou no exterior neste ano cerca de 45 mil toneladas da matéria-prima do chocolate.
O setor brasileiro conta atualmente apenas com importações de cacau vindo de Gana para ajudar no atendimento à demanda, segundo a AIPC.

Moagem
A AIPC estima que a indústria brasileira deve encerrar 2017 com números de moagem de cacau próximos aos do ano passado, totalizando 220 mil toneladas.
No primeiro semestre, a indústria processou 113 mil toneladas da amêndoa. O recebimento de cacau nacional no período foi de 59,5 mil toneladas, enquanto os recebimentos no fechado do ano devem ficar próximos de 160 mil toneladas.
Fonte: Terra

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas