×

Ricardo Boechat não precisará indenizar juíza por criticar decisão em programa de rádio

Segundo o relator, não houve abuso no direito de informar, pois, ao longo de toda a narrativa do jornalista, não houve qualquer imputação com natureza de calúnia, difamação ou injúria.

No acórdão, é relatado que, apesar do tom passional da matéria, não houve qualquer ofensa pessoal do jornalista à juíza.

O jornalista Ricardo Boechat não precisará indenizar uma juíza por criticar uma decisão. A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) negou o pedido da magistrada para condenar o jornalista por ter criticado, na rádio Bandnews/FM, uma decisão dela, que negava um pedido de prisão preventiva de um réu acusado de homicídio qualificado. Ela presidia a 4ª Vara do Júri do Rio.

No acórdão, é relatado que, apesar do tom passional da matéria, não houve qualquer ofensa pessoal do jornalista à juíza que, inclusive, se propôs a justificar sua decisão em entrevista espontaneamente concedida à emissora, “não havendo que se falar em ilegalidade na utilização de trechos dessa manifestação na reportagem”.

“A crítica jornalística, mesmo severa, representa um direito inserido na amplitude da liberdade de expressão e informação, o que não autoriza a ofensa pessoal, mediante emprego de expressões injuriosas, isto por violação do princípio da dignidade da pessoa humana (CF, art. 1º, III), em abuso de direito, que sujeita o ofensor à reparação moral da vítima”, diz trecho da decisão, relatada pelo desembargador Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho. Segundo o relator, não houve abuso no direito de informar, pois, ao longo de toda a narrativa do jornalista, não houve qualquer imputação com natureza de calúnia, difamação ou injúria.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas