×

Bellucci volta após suspensão por doping e diz: ‘Será página virada na carreira’

Isso pra mim pode ter causado até mais frustração por ter ficado tanto tempo parado.

“Pra mim foi um pouco angustiante ter ficado cinco meses sem participar de nenhum torneio.

O caso foi  mantido em segredo até o final de 2017, quando foi publicamente revelado o fato de que ele testou positivo para a substância hidroclorotiazida, proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês), mas o brasileiro escapou de levar uma suspensão bem maior após alegar que ingeriu de forma não intencional um multivitamínico com contaminação cruzada. Ele enviou frascos deste produto para análise em laboratórios dos Estados Unidos e Canadá, que comprovaram a contaminação em diversos frascos. Para completar, fez exames de urina e cabelo, voluntariamente, para tentar provar a sua inocência.

A Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês), porém, considerou que o paulista de Tietê teve a sua parcela de culpa no episódio e aplicou uma pena de cinco meses, que ele começou a cumprir a pena no dia 1ª de setembro de 2017 e se encerrou no último dia 31 de janeiro. Na maior parte deste período, ele ficou afastado do circuito profissional sob a justificativa inicial de que vinha se recuperando de uma ruptura do tendão de Aquiles, mas a suspensão o impediria de voltar mesmo que ele se recuperasse.

“Pra mim foi um pouco angustiante ter ficado cinco meses sem participar de nenhum torneio. Desde que comecei a jogar profissionalmente, foi o maior tempo que eu fiquei longe das quadras. Pra mim foi até estranho, não viajar e ficar treinando todo este tempo, mas agora estou supermotivado de estar de volta. E eu não via a hora de jogar o primeiro torneio. A gente conseguiu usar este tempo também para a preparação e chegar da melhor forma possível a Quito”, afirmou Bellucci, em entrevista exclusiva ao Estado, concedida na semana passada, se referindo também ao período de treinos sob o comando de André Sá, seu novo técnico e que vai se aposentar das quadras neste mês.

Bellucci admite que não foi fácil lidar com um caso de doping no qual assegura ter ocorrido por culpa de quem lhe forneceu os suplementos contaminados com a substância proibida pela Wada. E ele garante que logo conseguirá até apagar este episódio de sua memória. “Com certeza tudo o que aconteceu foi um desgaste psicológico grande, já que, claro, eu não esperava que isso acontecesse. E na verdade nem foi por culpa minha, foi por uma irresponsabilidade dos outros. Isso pra mim pode ter causado até mais frustração por ter ficado tanto tempo parado. Mas eu consegui superar isso já e daqui alguns meses eu nem vou lembrar disso e isso vai ser uma página virada na minha carreira”, aposta.

Já ao ser questionado pela reportagem sobre como foi o tratamento que recebeu após o seu caso de doping ser revelado, ele assegurou: “Sobre a receptividade dos fãs, não achei nada negativa, teve muita gente que me apoiou, muitas pessoas próximas que me apoiaram. Eu acredito que isso não foi uma coisa tão negativa na minha carreira”.

“A parte mais difícil foi estar impossibilidade de poder fazer o meu trabalho. Ficar tanto tempo sem trabalhar, até pela questão financeira, foi difícil. E fiquei todo este tempo treinando, mas com a cabeça em outro lugar, então é difícil também lidar com tudo isso dentro da quadra. Mas agora já passou e isso já ficou para trás”, destacou.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

Brasileirão Série A

  • últimas notícias
  • mais lidas